fbpx

A maior competição de futebol do mundo já começou, em terras de canarinhos o esporte que levanta multidões (seja em manifestações ou em arquibancadas de estádios) existe há muito tempo. A origem é ainda bem discutida, mas relatos indicam que um esporte bem parecido era jogado por volta de 2500 AC.

O início do futebol com regras

Inicialmente praticado apenas por estudantes e filhos da nobreza inglesa, o futebol aos poucos foi se popularizando. Até que em 1848, numa conferência em Cambridge, foi definido um código de regras para o futebol e em 1871 foi criado o goleiro. Em 1875 foi definido o tempo de 90 minutos e em 1885 começou a era “profissional” do futebol, com a criação da International Board, entidade criada com o fim de estabelecer e arbitrar as regras do futebol.  Em 1891 foi criado o pênalti e em 1907 o impedimento.

A FIFA (Federação Internacional de Futebol Association) foi criada em 1904 e até hoje é a entidade que organiza o futebol no mundo todo.

O Futebol atual

Mas, se existem discussões sobre quem inventou o esporte, no quesito “futebol moderno” não restam dúvidas. Foi na Inglaterra, durante o século 19, que o esporte se organizou. Jogado há quase 500 anos por lá, foi durante a Revolução Industrial que o futebol ganhou regras. “O progresso do capitalismo pediu um correspondente progresso nas instituições. A época era de padronização em vários planos da vida inglesa”, conta Franco Júnior, professor de História Social da Universidade de São Paulo.

Hoje, mais de 170 anos depois, o futebol cresceu muito e é sem dúvidas o esporte mais popular do planeta. As estimativas indicam que há pelo menos 65 mil times de futebol no planeta, espalhados entre as 5 federações filiadas a FIFA:  CONCACAF, CONMEBOL, ÁSIA, UEFA e OCEANIA. 

Só na Ásia há mais de 20 mil clubes de futebol. Isso faz do futebol, o esporte de maior audiência no mundo. A Copa do Mundo de 2018 teve uma audiência de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo.

As principais competições de futebol em todo o globo movimenta bilhões todos os anos. Para se ter uma ideia, só no Brasil, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, estima-se que o futebol mova mais de 11 bilhões de reais por ano e gere 370.000 empregos entre diretos e indiretos. Por outro lado, os maiores clubes do mundo pagam salários astronômicos, investem em estádios, estruturas, centros de treinamento e marketing, tudo com o objetivo de conquistar títulos e atrair cada vez mais adeptos ao seu clube.

Ficou interessando em saber mais sobre a nossa empresa?
Entre contato conosco, A Likebol pode te ajudar a esclarecer qualquer dúvida!

Carlos de Oliveira
novembro 27, 2019

Deixe uma resposta