fbpx

A partida contará com dois tempos de 45 minutos e qualquer alteração nesse período deverá ser decidido antes do início do jogo, conforme o regulamento da competição. 

Os jogadores têm direito a descansar entre os dois períodos e esse tempo não pode exceder 15 minutos.

No regulamento da competição deverá constar o tempo de descanso e qualquer alteração só poderá acontecer com autorização do árbitro.

O tempo da partida pode aumentar caso ocorra uma parada por causa de lesão dos jogadores, substituições, transporte de jogadores lesionados, perda de tempo ou qualquer motivo que cause retardo na partida. 

Caso tenha que cobrar um tiro penal, o tempo de jogo será prorrogado de acordo com o tempo consumado no tiro penal.

Início e Reinício do Jogo

Uma equipe sempre inicia a partida com o tiro inicial e no segundo tempo os times atacam na direção oposta. O tiro inicial marca o reinício e início da partida: depois do gol marcado, o começo da partida, o começo do segundo tempo ou início do tempo suplementar.

Os jogadores que não iniciam a partida devem ficar no seu próprio campo e os que efetuaram o tiro inicial devem ficar a 9,15m da bola até que ela seja jogada. A bola fica no ponto central para o árbitro dar o sinal e a bola está em jogo no momento em que for chutada. Quem executa o tiro não deve tocar na bola pela segunda vez a não ser que ela seja jogada por outro jogador.

Atualmente existem 17 regras no futebol. Elas mudam de acordo com a modalidade do esporte.

As principais regras

Campo: formato retangular de medidas entre 90 a 120 metros e 45 a 90 metros;

  • Bola: 68 a 70 cm de circunferência e peso de 410 a 450g
  • Árbitro: autoridade para aplicar regras;
  • Número de jogadores: 11
  • Duração: 90 minutos, dois blocos de 45 minutos e uma pausa de 15 minutos;
  • Limites: a bola estará fora de jogo quando ultrapassar a linha lateral ou meta ou se a partida for interrompida pelo árbitro;
  • Impedimento: quando o integrante que está mais próximo da linha da meta contrária que a bola e o penúltimo jogador adversário, quando está em sua própria metade do campo, quando se encontra na mesma linha que os dois últimos adversários e na mesma linha que o penúltimo adversário;
  • Faltas e má conduta: o árbitro autoriza um tiro livre direto para o jogador que comete faltas de forma imprudente ou violenta.
  • Pênalti: Maior penalidade por causa da falta feita por um jogador dentro de sua área. O gol é marcado diretamente.

O futebol é um esporte cujo campo de grama apresenta 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, uma padronização da Fifa. Duas equipes compostas por 11 jogadores disputam uma partida em que o objetivo é marcar o máximo possível de gols. Jogadas violentas podem ser punidas com cartões amarelo (serve como advertência) e vermelho (expulsão do jogador), e somente o goleiro pode usar as mãos durante a partida. Faltas cometidas dentro da área são punidas com a marcação de pênalti (cobrança feita de uma marca que fica a 11 metros do gol).

As partidas duram 90 minutos (divididos em dois tempos de 45 minutos), e as pausas são repostas com acréscimos determinados pelo árbitro. Em disputas eliminatórias, comumente conhecidas como mata-mata, se o jogo estiver empatado é realizada a prorrogação, composta por 30 minutos (divididos em dois tempos de 15 minutos). Caso a disputa permaneça empatada, haverá cobrança de pênaltis para definição do vencedor.

 

Ficou interessando em saber mais sobre a nossa empresa? Entre contato conosco, A Likebol pode te ajudar a esclarecer qualquer dúvida!

Guilherme Dias
janeiro 1, 2020

Deixe uma resposta